Mercosul 2007

PROJETO MERCOSUL

O Projeto Mercosul é uma Expedição Cultural que teve inicio em 1986, idealizado pela Dra. Maria Leonardo. A primeira expedição cultural para o Mercosul foi para a Bolívia em janeiro de 1986, seguida pelo Uruguai a partir de 1990, posteriormente Argentina e Paraguai. A ênfase de sua produção artístico cultural é a fomentação da Cultura Brasileira, exibida ao público por meio das artes cênicas, das artes visuais e arte gastronômica, com demonstração da identidade cultural regional brasileira por meio da música, da dança, coreografia dos trajes regionais e da gastronomia típica regional. A expedição cultural é realizada anualmente no mês de janeiro com a duração de 30 dias.

 

        PROJETO MERCOSUL - PARAGUAI JANEIRO 2007

                                                            DATA: 02 a 30 de Janeiro 2007

ATIVIDADES a serem desenvolvidas: teatro cena aberta nas praças públicas; demonstração da identidade cultural regional por meio da música, da dança, coreografia dos trajes regionais; exposição de objetos típicos de cada região brasileira; gastronomia típica regional brasileira em centros comunitários comunitários e escolas públicas.

Serão formados dois grupos. Cada Grupo percorrerá quatro cidades, permanecendo em cada cidade por uma semana fazendo as apresentações em Ciudad del Est, Assunción, Encarnación, Caacupé, Hernandarias, Concepción, Ayolas, Fernando de La Mora. 

VAGAS LIMITADAS: 100 participantes (25 para cada cidade).

REQUISITOS: Ser maior de 18 anos; ter experiência prévia em artes cênicas, coreografias ou dança; memorizar e participar os textos dos personagens; participar da semana de ensaios na última semana de junho; transportar em sua bagagem o figurino de seu personagem, roupas típicas, fotografias, objetos de arte. músicas e danças de sua região; transportar em sua bagagem alguns itens da Gastronomia Regional Brasileira de seu estado; levar alguns cartões postais de sua cidade para presentear os convidados no evento de abertura da exposição artística cultural.

CRONOGRAMA:

Julho 2006: Inscrições. Telefone (31) 3464-8359 Falar com secretária do Projeto Mercosul 2007, a Priscila Rízia de Morais.

Agosto 2006: Entrevista por telefone com a Priscília Rízia que conduzirá todo o processo de seleção, no final de fevereiro a Priscila comunicará oficialmente o elenco selecionado.

Setembro 2006: Envio dos textos para memorização e prática.

Outubro 2006: A coordenadora do Projeto Mercosul 2004, Maria Leonardo, e sua secretária Priscila Rízia estarão liderando três encontros para ensaio e qualificação do elenco. Um fim de semana no Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Novembro 2006: A Priscila Rízia fará a coordenação da coleta de todas as peças culturais e objetos que foram citados no pré-requisito para a Expedição Cultural. Todos os participantes devem participar deste processo de coleta.

Dezembro 2006: Preparação para a viagem. Imediatamente após o natal, ensaio obrigatório para toda a equipe. Na Vila Mariana em São Paulo (período 26.12.2005 a 01.01.2006).

Janeiro: 02 a 29 de Janeiro, tour em três cidades do Uruguai para a exibição BIEN VENIDO A LA FIESTA BRASILENHA. Dia 30 de janeiro: viagem de retorno para o Brasil. 

BIEN VENIDO A LA FIESTA BRASILENHA, EN URUGUAI, ENEREO 2007. O festival de arte e cultura brasileira no Mercosul.

ORGANIZAÇÃO TRANSCULTURAL ETNIA

Tel. (31) 3464-8359, Belo Horizonte, MG

Dra.Maria Leonardo, Coordenadora do Projeto     *      Priscila Rízia, Auxiliar e secretária do Projeto Mercosul 2006.

 

FOTOS DA EQUIPE PARAGUAI 2001 com apresentação teatral em centros comunitários.

 

Blog de Intercessão Mundial: Um Clamor pelas Nações! Pare por 5 minutos e interceda pelas nações!