Mercosul 2005

PROJETO MERCOSUL

O Projeto Mercosul é uma Expedição Cultural que teve inicio em 1986, idealizado pela Dra. Maria Leonardo. A primeira expedição cultural para o Mercosul foi para a Bolívia em janeiro de 1986, seguida pelo Uruguai a partir de 1990.  A ênfase de sua produção artístico cultural é a fomentação da Cultura Brasileira, exibida ao público por meio das artes cênicas, das artes visuais e arte gastronômica, com demonstração da identidade cultural regional brasileira por meio da música, da dança, coreografia dos trajes regionais e da gastronomia típica regional. A expedição cultural é realizada anualmente no mês de janeiro. 

 

PROJETO MERCOSUL - URUGUAI JANEIRO 2005

DATA: 02 a 30 de Janeiro 2005

ATIVIDADES a serem desenvolvidas: teatro cena aberta nas praças públicas; demonstração da identidade cultural regional por meio da música, da dança, coreografia dos trajes regionais; exposição de objetos típicos de cada região brasileira; gastronomia típica regional brasileira em centros comunitários comunitários e escolas públicas.

VAGAS LIMITADAS: 60 participantes (20 para cada cidade).

REQUISITOS: Ser maior de 18 anos; ter experiência prévia em artes cênicas, coreografias ou dança; memorizar e participar os textos dos personagens; participar da semana de ensaios na última semana de junho; transportar em sua bagagem o figurino de seu personagem, roupas típicas, fotografias, objetos de arte. músicas e danças de sua região; transportar em sua bagagem alguns itens da Gastronomia Regional Brasileira de seu estado; levar alguns cartões postais de sua cidade para presentear os convidados no evento de abertura da exposição artística cultural.

CRONOGRAMA:

Julho 2004: Inscrições. Telefone (31) 3464-8359 Falar com secretária do Projeto Mercosul 2005, a Priscila Rízia de Morais.

Agosto 2004: Entrevista por telefone com a Priscília Rízia que conduzirá todo o processo de seleção, no final de fevereiro a Priscila comunicará oficialmente o elenco selecionado.

Setembro 2004: Envio dos textos para memorização e prática.

Outubro 2004: A coordenadora do Projeto Mercosul 2004, Maria Leonardo, e sua secretária Priscila Rízia estarão liderando dois encontros para ensaio e qualificação do elenco. Um fim de semana no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

Novembro 2004: A Priscila Rízia fará a coordenação da coleta de todas as peças culturais e objetos que foram citados no pré-requisito para a Expedição Cultural. Todos os participantes devem participar deste processo de coleta.

Dezembro: Preparação para a viagem. Imediatamente após o natal, ensaio obrigatório para toda a equipe. Na Vila Mariana em São Paulo (período 26.12.2204 a 01.01.2005).

Janeiro: 02 a 29 de Janeiro, tour em três cidades do Uruguai para a exibição BIEN VENIDO A LA FIESTA BRASILENHA. Dia 30 de janeiro: viagem de retorno para o Brasil.

 

BIEN VENIDO A LA FIESTA BRASILENHA, EN URUGUAI, ENEREO 2005. O festival de arte e cultura brasileira no Mercosul.

ORGANIZAÇÃO TRANSCULTURAL ETNIA

Tel. (31) 3464-8359, Belo Horizonte, MG

Maria Leonardo, Coordenadora do Projeto   *     Priscila Rízia, Auxiliar e secretária do Projeto Mercosul 2005.

 

FOTOS DA EQUIPE URUGUAI 1990 com apresentação teatral nas escolas em Montevideo, Uruguai.

 

Blog de Intercessão Mundial: Um Clamor pelas Nações! Pare por 5 minutos e interceda pelas nações!